Fretes altos da Gearbest e Bangood
Fretes altos da Gearbest e Bangood

Se você comprou ou pelo menos tentou comprar alguma coisa nos sites da Gearbest e na Bangood, percebeu os fretes altos tanto da Gearbest quanto a Bangood. O que causa um certo espanto, já que esses sites tinham os menores fretes do mercado.

Um pouco mais de 2 meses atrás, a Gearbest elevou seu frete e seguro de importação as alturas, preços realmente astronômicos. Principalmente para encomendas eletrônicas, como computadores, os produtos mais caras. Essa alta de fretes atingiu em cheio o custo dos celulares. Possivelmente sendo a categoria mais consumida entre os brasileiros quando estamos falando em importação.

Em alguns celulares mais caros, o valor do frete mais o seguro, podem chegar até 40% do valor do produto. E se você incluir a possível taxa da receita federal e a nova de despacho postal, ou seja, importar nessas lojas ficou inviável.

Fretes altos da Gearbest
Fretes altos da Gearbest

Veja este caso, um celular de baixo custo, o Elephone A5 4G. Seu preço inclui um enorme frete de R$ 232,00, mais o seguro de R$ 61.60. Um aumento de 30% no valor do produto. Em caso de celulares mais caros, o frete mais o seguro podem chegar até 600 reais, causando certa indignação, pois, ficou claro que o frete está sendo cobrado pelo valor, e não pelo tamanho, como é de costume.

Poucas semanas atrás a Bangood resolveu ir pelo mesmo caminho da Gearbest,  o custo de importação aumentou drasticamente.

Fretes altos da Bangood
Fretes altos da Bangood

O mesmo smartphone, com um frete também alto, para o preço que estava a 2 semanas atrás.

 

Porque os fretes da Gearbest e Bangood

Entrei em contato tanto com a Gearbest quanto a Bangood, ambas as lojas informaram o alto custo e risco, devido instabilidade e incerteza para o envio para o Brasil, como motivo dos altos fretes e seguros.

De fato, o custo ficou muito alto para enviar para o Brasil, os vários problemas recentes que o país está passando, roubos, taxas e fakenews. Tudo isso contribuiu um pouco para chegar a este ponto.

Não é de hoje que o Brasil vem sofrendo instabilidade em importação. No final do ano passado a Gearbest já anunciou que possivelmente ia parar de vender produtos móbile para o Brasil. Já era um desastre anunciado.

As fakenews que a Anatel estava parando todos os celulares para serem certificados.  A nova taxa de despacho postal, deixando os métodos de envios não registrados inviáveis de ser usados aqui no país. Em 2017 e 2018 houve um surto nos correios, alfândega e receita federal, greve dos fiscais e recordes de extravios de mercadorias. Todas essas coisas contribuíram para a Gearbest, agora recentemente a Bangood aumentarem seus fretes.

As recentes mudanças da política de indenização dos correios no começo deste ano, também foi um fator a ser repensado.

 

Solução

Tudo que podemos fazer é esperar. Tem que ter paciência, pois, pode demorar um pouco para que essas lojas ganhem confiança no Brasil e nos brasileiros novamente. O Brasil é um grande mercado para eles, nenhuma empresa respeitada ia deixar isso de lado.

No momento, o jeito que está, não aconselho a comprar nestas lojas. Espere um pouco até que se estabilize ou tenhamos novas informações.

O AliExpress continua aplicando seus fretes de sempre, até o momento da publicação deste post, talvez seja a melhor escolha no momento. Não conhece o Aliexpress? Como comprar no AliExpress.

Também podemos entrar em contato com as lojas mencionadas acima. Mostrar nosso descontentamento com a situação que chegou. Entre em contato com as loja em Gearbest e Bangood.

 

Comments

0 comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here